Cadastre seu email e receba as postagens do JUVENTUDE CATÓLICA

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Testemunho: Pela Fé, o olhar de um coração vai além...

A vida nos sugere que vivamos aprendendo e cresçamos a partir das pequenas e significativas vezes que superamos nossos limites.

Em 2008 no mês de Abril estava no médico na Zona Sul Paulistana Hospital São Paulo) e fiquei sabendo que só poderia ter saúde nos olhos e fosse submetido à cirurgia de transplante penetrante de córnea. Nossa, ficar cego aos 25 anos definitivamente não estava em meus planos. A vontade de chorar era imensa, mas ao sair do hospital me deparei com uma situação:
_ Estava um dia muito chuvoso e frio, mas mesmo assim o sol tentava com seus raios clarear o dia. Descobri então que na vida sempre tem um recomeço. Era o momento de recomeçar. Não se preocupar com a cirurgia, mas agradecer a oportunidade de mais uma vez enxergar.
Descobri então algo. Recomece. Escreva novas páginas neste imenso livro da vida. Páginas estas, chamada de ‘hoje’.
Faça de cada recomeço uma nova oportunidade. Absorva coisas boas. Tem muita coisa boa ao nosso redor, e o que nos faz enxergar-las são os nossos olhos, ou melhor, nossos sentimentos.
É preciso crer que o amor é mais.
É preciso enxergar uma alternativa, um caminho em meio à dificuldade.
De nada me valerá conhecer todos os mistérios e segredos deste mundo se não tiver amor. Assim como de nada valerá ter uma fé capaz de transportar montanhas se não tiver amor dentro de mim.
Nesta certeza, cá estou. Passei por dois transplantes de córnea. No olho direito em Agosto de 2008, e no outro olho em Dezembro passado.
O processo de recuperação é lento, requer constante avaliação médica.
Sinceramente o único medo que passei foi da anestesia, mesmo porque tenho pavor com injeção. Mas isso passou tranquilamente.
Digo ser vitorioso, pois perto de mim estavam pessoas que me amam, como minha mãe e todos que de alguma forma demonstraram carinho e atenção num momento tão delicado.
O amor nos faz ter virtudes para o recomeço.
A humildade nos encaixará de preencher as demais lacunas.
Mas, sobretudo valerá tirar um grande ensinamento de tudo isso, por mais que me falem não desista. Podemos nos mostrar insignificantes ou imperceptíveis para muitos, mas isso não é o que define o que somos.
Somos amados por Deus, somos seus filhos e merecemos a vitória, a felicidade!
Em qualquer condição negativa que possamos passar o que nos ajuda a
encarar e superar é aprender a como passar por tal situação.
Geralmente nesses momentos nos perguntamos o porquê de se passar por tal situação, mas digo que mesmo que tivéssemos a resposta, de nada nos ajudaria.
Não conheço ninguém que foi curado, se perguntando por quê. É preciso enxugar as lagrimas, encarar a situação e dizer SIM a vida.
Contudo, percebo que a vida é como uma pedra bruta a ser lapidada.
Somos essa pedra bruta, e quem nos lapida é Deus. A diferença aqui, é que para ser lapidado, basta querer. Para mim falta muito para se tornar como tal pedra preciosa, mas o primeiro passo fora dado, o sim a vida, o sim a Deus.
E o mais bonito, é que independente do processo de lapidação que estejamos, para Deus sempre seremos esta jóia rara.
Eu digo sim a vida, diga sim também.

Por Anselmo Ferreira Santos


Biografia:
Tenho 27 anos, até o próximo sábado.
Sou formado em Pedagogia pela Universidade Guarulhos/SP.
Na Igreja estou atuando como músico ( Quase – Paróquia Nossa Senhora
Aparecida. Arujá/SP ) Já exerci as funções de
Ministro da Comunhão, catequista e pregador pela Rcc.
Desenvolvo estágio voluntário no Hospital Graacc, na área de
Desenvolvimento Institucional ( WWW.graacc.org.br )
NO Twitter : @Anselmo_f

Facebook: WWW.facebook.com/Anselmofs

Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=1017189508763906563

Anselmo, nós do Blog agradecemos muito seu testemunho de Vida, certos de que muitos leitores verão a vida de outra forma após refletirem sobre suas palavras. Obrigado pelo carinho de sua amizade e pela confiança!
Deus o abençoe

Renato Emanuel

terça-feira, 12 de julho de 2011

Como está o seu machado?



A Parábola do Velho Lenhador

Certa vez, um velho lenhador, conhecido por sempre vencer os torneios que participava, foi desafiado por um outro lenhador jovem e forte para uma disputa. A competição chamou a atenção de todos os moradores da localidade. Muitos acreditavam que finalmente o velho perderia a condição de campeão dos lenhadores, em função da grande vantagem física do jovem desafiante.
No dia marcado, os dois competidores começaram a disputa, na qual o jovem se entregou com grande energia e convicto de que seria o novo campeão. De tempos em tempos olhava para o velho e, às vezes, percebia que ele estava sentado. Pensou que o adversário estava velho demais para a disputa, e continuou cortando lenha com todo vigor.
Ao final do prazo estipulado para a competição, foram medir a produtividade dos dois lenhadores e pasmem! O velho vencera novamente, por larga margem, aquele jovem e forte lenhador.
Intrigado, o moço questionou o velho:

- Não entendo, muitas das vezes quando eu olhei para o senhor, durante a competição, notei que estava sentando, descansando, e, no entanto, conseguiu cortar muito mais lenha do que eu, como pode!!

- Engano seu! Disse o velho. Quando você me via sentado, na verdade, eu estava amolando meu machado. E percebi que você usava muita força e obtinha pouco resultado.

*********************************************************************************
Moral da história

Podemos acolher esta parabola de várias maneiras com o propósito de uma reflexão pessoal a fim de que possamos nos tornar melhores pessoalmente, profissionalmente e espiritualmente.
Como o velho lenhador que “sabia” ser necessário amolar seu machado periodicamente, para desempenhar sua tarefa com sucesso, a pessoa eficaz entende que é necessário um conjunto de outras habilidades para fazer com que seu conhecimento possa ser útil a organização, empresa ou trabalho vocacional. Ele precisará também “amolar o machado” todos os dias.

Profissionalmente falando, “amolar o machado” significa andar no ritmo que exige o mercado, preparar-se, atualizar-se, estar em sintonia com o mundo lá fora e sobretudo trabalhar motivado, e mesmo que a empresa não te motive, que seus objetivos possam motiva-los dentro ou fora dela. Comunicar-se de maneira adequada, e desenvolver um relacionamento interpessoal com todos, gerentes, colegas de trabalho, fornecedores e clientes, inclusive tercerizados qual muitas vezes são discriminados e tratados de forma negativamente diferenciada, conseguindo assim boa vontade e cooperação para que o trabalho seja realizado. Usar a criatividade para inovar, buscando continuamente novas e melhores soluções para os problemas que surgem no dia a dia.
Muitas organizações ainda buscam contratar profissionais baseando sua análise apenas no currículo e numa breve entrevista de emprego, que muitas vezes, não consegue avaliar realmente a capacidade de “cortar lenhas” deste profissional.

No entanto, é possível identificar as habilidades de um profissional, sua capacidade de desempenhar as funções técnicas e presumir como ele utiliza estas habilidades consigo e com os demais membros de uma organização.
Por isto, tanto os profissionais quanto as empresas precisam entender a importância de “amolar o machado”, para fazer com que os conhecimentos e habilidades técnicas possam ser aproveitados de maneira adequada por profissionais motivados e habilidosos no desempenho de suas funções e no trato com as pessoas.

Espiritualmente falando, todos somos chamados a Evangelizar, cada qual com seu Talento, com seu Dom, com seu Carisma no ministério em que somos chamados a ser missionários, seja na Música, na Pregação, na Intercessão, no Serviço Pastoral...enfim
Mas o que percebemos muitas vezes são pessoas que se deixam acomodar e esquecem de "amolar seus machados" de modo que sua Missão tenha melhor resultado, que consiga "cortar lenhas" mais e melhor.

Todo Missionário, independente de seu ministério deve estar atento a este fato e perceber que quando seu machado estiver perdendo o corte e seu trabalho missionário não estiver rendendo o que poderia.
Músicos e Pregadores e agentes de Pastorais que até cantam bem,  pregam bem e trabalham muito mas não oram, não meditam a palavra, não buscam conhecer um pouco mais a Doutrina e o Evangelho;

Alguns Pregadores que gostam muito de estar a frente, de falar muito... mas ouvem pouco, não possuem a paciencia para entender que mesmo eles e principalmente eles também devem parar para ouvir a Pregação de outros.

Músicos que depois de um certo tempo de caminhada, cultivam o péssimo hábito de reparar nos defeitos de outros grupos de músicas, se dispersam facilmente por qualquer falha técnica de outrosgrupos e se preocupam muito mais em "Fazer Show" do que propriamente Evangelizar. Durante as pregações em grupos de oração, alguns músicos se acham no direito de não ouvi-la e saem para voltar somente ao fim da Palestra, outro grande erro. Tudo isso faz com que seu machado perca o corte e seu serviço não tenha bom rendimento, suas lenhas te cansem mais rápido do que deveria, seu esforço é maior e o resultado menor.

Pastorais devem trabalham em conjunto, cada qual com seu carisma, mas uma em comunhão com todas as outras. Sem picuinhas, sem leva-e-trás, sem fofocas... pelo contrário, todas alimentadas pelo desejo de ajudar ao próximo, sem se esquecer de orar, meditar, estudar a Palavra e o Catecismo.

Resumindo, para "amolar seu machado vocacional" evite se acomodar, não seja nem egoista nem egocentrista, coloca-se como o mais miserável, e sedento de conhecimento Teologico a todo momento, para que possar buscar mais oração, louvor e conhecimento.
Seja natualmente criativo, ecologicamente correto e Espiritualmente Sadio!

Fraternalmente

Renato Emanuel

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Banda Sopro Vital

Para nossa alegria, e para Honra e Glória do Nome do Senhor, a cada dia surgem novos Talentos na música Católica, como a Banda Sopro Vital.

Nascida em 1996 em Artur Nogueira – SP, a Banda Sopro Vital tem como integrantes: André Oliveira (vocal, violão e guitarra), Kleberson Marques (guitarra), Wellington Marques (contrabaixo) e Rodrigo Silva (bateria).


Contando sempre com o apoio do pároco Pe Éder Justo, os integrantes da banda Sopro Vital tem um histórico de participação ativa na Paróquia Nossa Senhora das Dores, através de grupos de oração, grupos de jovens, celebrações litúrgicas, retiros, eventos e shows.

Desde seu nascimento, a banda passou por algumas mudanças e até mesmo por anos de inatividade, sua formação atual existe desde 2005. Classificada por três anos (2004, 2005 e 2006) para o Hallel Fest e com participações em eventos de Artur Nogueira e região, tem dividindo palco com grandes nomes da música católica, como Anjos de Resgate, Rosa de Saron e Outros.

Acreditando no chamado que Deus fez, Sopro Vital se prepara para o lançamento de seu primeiro CD, chamado “MUDANÇAS”. Com músicas próprias, produzido por Guilherme de Sá (Rosa de Saron), gravado na quaresma de 2009 no estúdio Sincopa em Campinas – SP, e masterizado por Carlos Freitas, São Paulo – SP.

Durante todos esses anos de missão, fazendo a experiência de um Deus que ama profundamente e convida não apenas a serem testemunhas desse amor, como também usufruir tão grande graça, Sopro Vital se coloca a disposição do projeto de Deus e confia ao Senhor as graças necessárias para realmente ser fiel ao Seu Chamado.
Fonte: Site oficial

“Porei em vós meu Espírito para que voltem à vida”. (Ez 37,14)

Site Oficial da Banda: http://soprovital.com.br/portal/
NoTwitter sigam @Sopro_Vital

Fraternalmente

Renato Emanuel
@RenatoEmanuell / @BlogJuvCatolica

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Banda PGBR

Graças a Deus, a música Católica tem revelado grandes talentos musicas para Honra e Glória de seu Nome, afim de levar a Palavra e o Amor de Deus através da Música.
Um exemplo disso é a Banda PGBR.
Nascida na metade de 2010, a Banda PGBR surgiu do desejo de levar a mensagem de Deus através da música. Formada por Luiz Fernando Antunes (Guitarra), Danilo Carvalho (Contra-Baixo), Pedro Gabriel (Vocal) e Alcides Silva (Guitarra), a Banda PGBR anseia por um espaço na música católica e aposta no pop rock como estilo para cativar o maior numero de pessoas. Recentemente criada, a Banda já fez algumas apresentações tocando, além de suas musicas próprias, musicas já consagradas no mundo cristão. A banda vem com um projeto piloto intitulado "Porto Seguro" com 5 musicas de composição própria e já trabalha para aumentar esse acervo.




Acessem o site http://bandapgbr.com.br/?pagina=home e conheçam mais sobre este novo talento da Música Católica, vale a pena!
Twitter da Banda @_pgbr


Deus abençoe a Missão de vocês, hoje e sempre!

Renato Emanuel

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Celebrando a vida! A verdade sobre Regina Brett...

Circula em Blog's e email's pelo mundo a fora, um texto supostamente escrito por uma senhora chamada Regina Brett, ao completar 90 anos de idade, descrito com as 45 lições que a vida lhe ensinou.
Um texto muito significativo e muito motivador que deve sim ser considerado e repassado, mas devemos sempre fazer com que a verdade prevaleça, o que não desmerece o texto nem o deixa menos interessante, pelo contrário, aumenta ainda mais sua credibilidade.
Pois bem, Regina Brett existe realmente e completou 54 anos este ano, escreveu as 45 lições de vida quando completou 45 anos e, cinco anos mais tarde, atualizou a versão com mais 5 lições concluindo finalmente as 50 lições. Para nossos leitores, segue a versão completa com as 50 lições em português:

Vale a pena ler e refletir!
1.A vida não é justa, mas ainda é boa.


2. Quando estiver em dúvida, apenas dê o próximo pequeno passo.


3 A vida é muito curta para perdermos tempo odiando alguém.


4. Não se leve tão à sério. Ninguém mais leva…


5. Pague suas faturas de cartão de crédito todo mês.


6. Você não tem que vencer todo argumento. Concorde em discordar.


7. Chore com alguém. É melhor do que chorar sozinho.


8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele aguenta.


9. Poupe para aposentadoria começando com seu primeiro salário.


10. Quando se trata de chocolate, resistência é em vão.


11. Sele a paz com seu passado para que ele não estrague seu presente.


12. Está tudo bem em seus filhos te verem chorar.


13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem ideia do que se trata a jornada deles..


14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.


15 Tudo pode mudar num piscar de olhos; mas não se preocupe, Deus nunca pisca.


16. A vida é muito curta para longas piedosas festas. Esteja ocupado vivendo ou esteja ocupado morrendo.


17. Você pode fazer tudo se começar hoje.


18. Um escritor escreve. Se você quer ser um escritor, escreva.


19. Nunca é tarde demais para se ter uma infância feliz. Mas a segunda só depende de vocÊ e mais ninguém.


20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite não como resposta.


21. Acenda velas, coloque os lençóis bonitos, use a lingerie elegante. Não guarde para uma ocasião especial. Hoje é especial.


22. Se prepare bastante, depois deixe-se levar pela maré..


23. Seja excêntrico agora, não espere ficar velho para usar roxo.


24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.


25. Ninguém é responsável pela sua felicidade além de você.


26. Encare cada “chamado desastre” com essas palavras: Em cinco anos, vai importar?


27. Sempre escolha a vida.


28. Perdoe tudo a todos.


29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.


30. O tempo cura quase tudo. Dê um tempo.


31. Indepedentemente se a situação é boa ou ruim, irá mudar.


32. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você adoecer. Seus amigos e seus pais vão. Mantenha contato


33. Acredite em milagres


34. Deus te ama por causa de quem Deus é, não pelo o que você fez ou deixou de fazer.


35.O que não te mata, realmente te torna mais forte.


36. Envelhecer é melhor do que a alternativa: morrer jovem


37. Seus filhos só têm uma infância. Faça com que seja memorável.


38. Leia os salmos. Eles tratam de todas as emoções humanas


39. Vá para a rua todo dia. Milagres estão esperando em todos os lugares


40. Se todos jogassemos nossos problemas em uma pilha e víssemos os de todo mundo, pegaríamos os nossos de volta.


41. Não faça auditoria de sua vida. Apareça e faça o melhor dela AGORA!


42.Se desfaça de tudo que não é útil, bonito e prazeiroso.


43.Tudo o que realmente importa no final é que você amou.


44. Inveja é perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.


45. O melhor está por vir.


46. Não importa como você se sinta, levante, vista-se e apareça.


47. Respire fundo. Isso acalma a mente.


48. Se você não pedir, você não ganha.


49. Produza.


50. A vida não vem embrulhada em um laço, mas ainda é um presente!!!


Confira o site oficial: http://www.reginabrett.com/

Brett é uma colunista do The Plain Dealer a versão original em inglês está disponível em http://www.cleveland.com/brett/blog/index.ssf/2006/05/regina_bretts_45_life_lessons.html

Obrigado pela visita, seja sempre muito bem vindo ao nosso blog!

Fraternalmente

Renato Emanuel

Ele Ressuscitou! Aleluia, pois Ele Vive!

Homenagem da Juventude Católica a João Paulo II, inesquecível!

E você? O que faria? (Ative a legenda em Português na barra do video)