O que é uma genuflexão?
É um ato de adoração pelo qual dobramos nosso joelho direito até tocar o solo e voltamos à posição normal.
Em que momento devemos fazer a genuflexão?
Quando entramos na igreja, antes de sair da igreja e cada vez que passamos na frente do sacrário.
Existe algum outro tipo de genuflexão?
Sim. Devemos genuflectir com os dois joelhos sempre que o Sacrário estiver aberto, ou que um padre estiver elevando a hóstia na consagração de uma missa e que entrarmos nessa hora na igreja, ou ainda se o padre estiver distribuindo a comunhão. Também devemos fazer esta genuflexão com os dois joelhos quando o Santíssimo Sacramento estiver exposto na Custódia, para nossa adoração.
Como se faz esta genuflexão com os dois joelhos?
Devemos nos por de joelhos completamente, fazer uma leve inclinação com a cabeça e nos levantar-mos em seguida.
Além da água benta, da genuflexão e da oração, o que mais se pede quando se entra numa igreja?
Devemos estar vestidos corretamente, sem bermudas ou shorts, sem chinelos (exceto sob recomendação médica devido a problemas de saúde) mas bem calçados, sem camisetas regatas, mas com camisas de mangas. As mulheres não devem entrar na igreja com com mini-saias, blusas decotadas ou que exponham o corpo de forma apelativa.
OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
Quando não há a presença do Senhor no Santíssimo sacramento, ou quando o sacrário não se encontra atrás do Sagrado Altar, sempre que se passa pelo altar deve se fazer uma reverência, para o Altar!
A inclinação do corpo, ou inclinação profunda, faz-se: ao altar; às orações Purificai o meu coração (Munda cor meum) e De coração humilhado (In spíritu humilitátis); no Símbolo às palavras E encarnou pelo Espírito Santo (Et incarnátus est); no Cânone Romano às palavras Humildemente Vos suplicamos (Supplices te rogamus). Também o diácono faz inclinação profunda ao pedir a bênção, antes da proclamação do Evangelho. Além disso, o sacerdote faz uma pequena inclinação enquanto diz as palavras do Senhor, na consagração.
Renato Emanuel
Temo pelas pessoas que passam diante do sacrário e já não fazem mais uma genuflexão.
ResponderExcluirQueria saber quem introduziu a vênia no lugar de genuflexão.