sexta-feira, 9 de março de 2012

Jovens conectados em Cristo: compartilhando seu amor


A internet está na vida e no coração da juventude. É a geração conectada. São jovens que mantém contatos com outros jovens através das redes sociais. Espaço para estabelecer e construir amizades. Vamos refletir sobre o uso das redes sociais e o pensamento da Igreja Católica. A Internet está em praticamente todos os lugares: no trabalho, no estudo e na relação entre as pessoas. Não há como negar a influência exercida no cotidiano. Não podemos nem ignorar ou nem absolutizar. Precisamos usar bem.

Como os jovens podem evangelizar outros jovens? Como podemos usar bem as redes sociais?

O que a Igreja Católica pensa sobre a Internet?

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais escreveu um documento chamado: "Ética na Internet", apontando os benefícios e os perigos do uso da mesma.

Vejamos o que diz parte do documento:
"A Internet possui uma série de características impressionantes. Ela é instantânea, imediata, de alcance mundial, descentralizada, interativa, expansível até ao infinito em termos de conteúdo e de alcance, flexível e adaptável a um nível surpreendente. É igualitária, no sentido de que, qualquer pessoa que disponha do equipamento necessário e de uma modesta capacidade técnica, pode constituir uma presença ativa no espaço cibernético, transmitir a sua mensagem para o mundo e reivindicar um seu auditório."

A Internet é o novo espaço para levar de forma dinâmica e interativa a mensagem de Jesus Cristo a centenas e milhares de pessoas, através de imagens, sons e escritos.

Quantas imagens e mensagens de fé e de esperança são enviadas e compartilhadas? Quantos jovens alimentam a fé através da Internet? Fé que é concretizada nos grupos de jovens e na comunidade.

Mas, as atividades desenvolvidas na Internet, não dispensam nenhum Cristão Católico de participar ativamente da Santa Missa, da comunidade, das pastorais, dos movimentos... Chamemos os jovens a usar as redes sociais para ajudar outros jovens a encontrar o caminho de Jesus Cristo.
 Por Padre Rudinei Negri 
Visitem também nossos irmãos do RS
http://www.eaitche.com.br/eaitche/


Padre Rudinei Negri
Referencial da Juventude da Diocese de FredericoWestphalen-RS

2 comentários:

  1. Verdade, a internet, quando bem usada, é uma ótima aliada na evangelização de jovens! Parabéns por fazer parte desta realidade! Abraço. Aline

    ResponderExcluir
  2. gostaria de solicitar ao grupo de oração, orações à minha família, venho atravessando momentos difícieis, meu marido...(Manoel), (Leonardo) meu filho e eu ( Sonia ) que jamais nos falte o pão e que Jesus reine em nosso lar trazendo-nos saúde, paz harmonia,que nossa união seja eterna, na paz de Jesus!Amém!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário

Ele Ressuscitou! Aleluia, pois Ele Vive!

Homenagem da Juventude Católica a João Paulo II, inesquecível!

E você? O que faria? (Ative a legenda em Português na barra do video)